Páginas

terça-feira, 17 de março de 2020

Faxinal - Município adota medidas contra o coronavírus

Em pronunciamento à imprensa, o prefeito de Faxinal, Ylson Álvaro Cantagallo, divulgou medidas que foram adotadas em decorrência da pandemia do coronavírus. Conforme ele, foram tomadas providências para evitar aglomerações de pessoas, na tentativa de impedir a disseminação do covide-19 no Município. Gallo assegurou, no entanto, que, em Faxinal, não há nenhum caso da doença. As ações seguem recomendações do Governo do Estado do Paraná. Entre as medidas anunciadas, a partir do dia 20 de março, o transporte coletivo não irá circular. Estarão suspensas, pelo período de 15 dias, as aulas em escolas municipais, Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI’s), além das atividades do Centro de Convivência Municipal (Cecom). 
PROVIDÊNCIAS NA SECRETARIA DE SAÚDENa ocasião, a secretária municipal de Saúde, Marcela Carvalho Rodrigues, também se pronunciou e destacou que quem suspeita ter contraído o coronavírus não deverá se dirigir ao Hospital Municipal ou às Unidades Básicas de Saúde (UBS’s). Nestes casos, as equipes médicas irão até as casas para prestar assistência. “Disponibilizamos números de telefone para os quais a população poderá ligar, a fim de tirar dúvidas ou solicitar atendimento”, enfatiza. Ela ainda ressalta que profissionais da Saúde de Faxinal já passaram por capacitação para procedimentos relacionados ao coronavírus. A secretária destaca que, dentre os sintomas de infecção pelo coronavírus, estão tosse excessiva, febre alta, dificuldade para respirar e coriza, entre outros. Marcela também informou que servidores idosos e gestantes estão autorizados a trabalhar em casa e que eventos da Secretaria de Saúde, como as reuniões de gestantes, estão cancelados. Máscaras, conforme ela, só devem ser usadas por quem suspeita ter contraído o vírus. Visitas a pacientes internados no hospital também estão suspensas. Dentre outras orientações, a secretária enfatizou a necessidade de lavar as mãos com água e sabão várias vezes ao dia e que, para a prevenção do vírus, somente é eficaz o álcool 70%. No caso do álcool 70%, ela ainda diz que pode ser tanto o gel, quanto o líquido. Mesmo assim, ela ressalta que lavar as mãos é a principal medida no combate ao coronavírus. 
TELEFONES PARA CONTATO
Em casos de dúvidas ou para atendimento médico, a população poderá entrar em contato pelos telefones: 3461-3838, 3461-1651, 9.8457-3403, 9.8457-3404, 192 e 199. Os integrantes do Poder Público Municipal salientam que novas medidas poderão ser adotadas a qualquer momento.
Fonte: Suelen Camargo Gonschorovski - Jornalista/ MTB 52273SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário